13/03/2013

Justin Timberlake volta com R&B épico após sete anos sem discos

às quarta-feira, março 13, 2013

Capa do disco 'The 20/20 experience', de Justin Timberlake (Foto: Reprodução)Capa do disco 'The 20/20 experience', de Justin
Timberlake (Foto: Reprodução)
Liberado para streaming nesta terça-feira (12) no iTunes — como aconteceu com o aguardado disco de David Bowie —, "The 20/20 experience" marca a volta de Justin Timberlake à musica.
O novo CD do cantor e ator chega sete anos e onze atuações em filmes depois de "FutureSex/LoveSounds", seu segundo álbum. O G1 ouviu o disco um dia após ocantor americano ser confirmado como atração do Rock in Rio 2013. "The 20/20 experience" tem faixas longas: a maior parte delas tem sete minutos, e não há nenhuma com menos de quatro.
A produção feita por Timbaland é exemplar, com R&B moderno e classudo, mas sem se esquecer das características que consagraram o gênero décadas atrás. O som também bate pesado e ao mesmo tempo macio para quem está acompanhado por um bom par de fones de ouvido.
O único porém, e talvez ele esteja muito mais apontado para o lado do mercado do que para qualidade do trabalho, é que o disco não tem tantos hits imediatos como nos trabalhos anteriores. Tudo bem, pois, até por conta disso, "The 20/20 experience" faz muito mais sentido como álbum do que como um conjunto de singles. A experiência de ouvir na íntegra é quase indispensável para quem quer tirar o máximo de proveito da obra.
Leia o faixa a faixa:
Os cantores Justin Timberlake e Jay-Z cantam no Grammy 2013, realizado em 10 de fevereiro (Foto: Mike Blake/Reuters)Timberlake e Jay-Z cantam no Grammy 2013
(Foto: Mike Blake/Reuters)
1 – 'Pusher love girl'
Um lindo arranjo de cordas abre o disco para nos lembrar dos tempos clássicos do R&B. Em poucos segundos, o beat moderno nos traz de volta à era atual e nos mostra o que Justin Timberlake faz de melhor: a veia mais moderna, atual e precisa do gênero. Oito épicos minutos para matar a saudade do ex-integrante do N'Sync, que estava há muito tempo sem lançar nada.
2 – 'Suit & tie' (Veja a letra)
O primeiro single divulgado de "The 20/20 experience" é um verdadeiro hit. Começa lento, mas logo ganha um delicioso beat que o carrega até o final. A afinada voz de Timberlake e seus falsetes, o excelente refrão e a participação de Jay-Z já a colocam como uma das músicas mais legais de 2013.
3 – 'Don't hold the wall'
Simples, vazia e direta. Lembra Michael Jackson, especialmente a fase menos conhecida do Jacksons. Por volta dos 4 minutos e 30 segundos, a canção muda o andamento e seu beat fica mais interessante. Pode não ser tão empolgante como as duas primeiras, mas certamente tem lugar no disco e serve como faixa de transição para o que vem em seguida.
4 – 'Strawberry bubblegum'
Quem quer que seja a inspiração por trás de "Strawberry bubblegum" deve se orgulhar, pois ser chamado de "meu pequeno chiclete de morango" é um dos melhores elogios que alguém pode receber. Refrão ótimo e um instrumental que, na metade de música, se transforma em algo digno das melhores notas de Stevie Wonder.
Justin Timberlake (Foto: Divulgação)Justin Timberlake (Foto: Divulgação)
5 – 'Tunnel vision'
A pegada pop de "Tunnel vision", que lembra o começo da carreira de Justin (como "Cry me a river"), pode fazer com que ela seja o terceiro single do disco. Bonita, emocionante e grandiosa, é daquelas faixas que provam que o cantor tem muito a oferecer, especialmente para a fatia mais mainstream.
6 – 'Spaceship coupe'
É uma das mais sexys de "The 20/20 experience". O grave combina bem com o piano ao fundo e o beat "espacial", ao passo que a voz de Timberlake quase não dá trégua. Tranpira sensualidade, uma marca registrada de Justin desde os tempos de "Justified".
7 – 'That girl'
Outra com potencial para virar single. Refrão pegajoso, uma pegada típica dos grupos de soul da Motown dos anos 60 e backing vocals capazes de derreter qualquer coração. Smokey Robinson e os integrantes do Temptations devem estar cheios de orgulho.
8 – 'Let the groove get in'
Está entre as mais animadas e bombásticas do álbum. Começa como se fosse a continuação do final de "Wanna be startin' somethin'", de Michael Jackson, e um naipe de metais estoura para deixar tudo mais bonito. É só deixar o groove entrar e pronto. Justin faz o resto.
9 – 'Mirrors' (Veja a letra)
Pop e melosa até o osso, "Mirrors" é o segundo single. A faixa tem refrão que é praticamente um hino a ser cantado em uníssono pelos fãs do cantor nos shows. O andamento está na medida certa para agradar a quase todo mundo. R&B de estádio, alguém?
10 – 'Blue ocean floor'
A típica música feita para encerrar o álbum. Começa lenta, suave, com elementos instrumentais que parecem dar um passo de cada vez... Até que, nada acontece. Apesar da expectativa do ouvinte, a música não explode – e é exatamente aí onde mora sua beleza. Um ótimo final.

0 comentários:

Postar um comentário

 

My World Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review